Naqueles dias quentes em que queremos ficar em um lugar mais geladinho, tenho certeza que o primeiro aparelho que você pensa em ligar é o ar-condicionado. Porém, ele não é o único aparelho útil para tal função: os climatizadores de ar podem ser eficazes também e até apresentar certas vantagens.

As principais funções de um climatizador são amenizar a temperatura do ambiente e melhorar a qualidade do ar, umidificando-o e promovendo sua circulação. E como este aparelho funciona? Ele possui um reservatório de água, e com a evaporação desta o ar retorna mais fresco graças à umidade.

Melhor explicando: o ar externo, mais quente e seco, entra no climatizador, onde passa pelo painel evaporativo (superfície umidificada), diminuindo de temperatura. Ele é lançado de volta ao ambiente por meio de um ventilador. Importante ressaltar que a circulação da água é promovida por uma bomba.

Vantagens do climatizador

Climatizadores são aparelhos bastante interessantes de serem usados tanto em ambiente residencial, como em comercial ou industrial. Uma primeira vantagem é que o consumo de energia elétrica é bem baixo quando comparado ao de um ar-condicionado. Além disso, ele é de fácil instalação e pode ser levado de um lugar a outro. E, diferente do ar condicionado, não é necessário fechar portas e janelas para ser eficaz.

Outro aspecto interessante é que, além de amenizar a temperatura ambiente, ele umedece o ar, bem diferente do ar-condicionado, que torna o ambiente mais seco. Portanto, são bastante úteis tanto para os dias quentes, como para os dias secos.

O fato de umidificar o ar acaba trazendo bastante conforto às nossas vias aéreas. É uma ótima opção para quem tem alergia, quem sofre com crises de rinite, bronquite e sinusite, dado que as vias aéreas com a mucosa ressecada e inflamada poderiam levar a uma piora desses quadros.

Além de ajudar quem sofre com essas doenças respiratórias, também diminui o risco de contrairmos infecções virais e bacterianas. Isso porque os climatizadores promovem a circulação do ar, o que acaba diminuindo a concentração de agentes infecciosos presentes no local. Ter um climatizador pode, portanto, diminuir as chances de propagação de infecções respiratórias causadas por microrganismos presentes no ar.

Manutenção de climatizadores

Climatizadores evaporativos, ao longo do tempo, vão acumulando organismos como bactérias, fungos e ácaros, portanto torna-se necessário realizar a manutenção destes aparelhos (o que inclui limpá-los).

Realizando a manutenção certinha, garantimos um melhor funcionamento do climatizador, com menos ruídos, uma maior longevidade do aparelho, além de evitar os problemas respiratórios mencionados anteriormente.

Mas como deve ser feita e com que frequência? Normalmente, o técnico drena a água do reservatório, o que é seguido de uma higienização com água e detergente neutro. O ideal é que esta manutenção seja realizada de três em três meses.

Qual bomba devo usar?

Lembram que eu comentei que é uma bomba que promove a circulação da água dentro do climatizador? Então, precisa de uma bomba para funcionar, é algo essencial.

Algumas recomendações que eu tenho de bombas da Sarlo são as seguintes: SB2700SB2000SB1000 e SB300.

Elas são ótimas opções por serem equipamentos resistentes, eficazes, com baixo consumo de energia e garantia de 2 anos. Os produtos são silenciosos, possuem baixo custo de operação e manutenção, além do suporte técnico especializado.

São equipamentos seguros, visto que todos os componentes são imersos em resina epóxi contra choques. E um diferencial bem grande é que a Sarlo é uma fabricante 100% nacional, o que garante fornecimento de peças para reposição o ano todo, sem depender do mercado externo (usando bombas importadas corre mais risco de faltarem peças).

Então, se você está a procura de um equipamento para dias quentes e secos, principalmente se você quer economizar ou se possui doenças respiratórias, um climatizador é uma excelente opção para você! Eles funcionam bem tanto em contexto residencial, como em comercial ou industrial!

Caso queira acompanhar mais informações como essas, não deixe de dar uma olhada no Blog Sarlo e no Sarlocast!

Carrinho

Topo