Gato bebendo água da torneira
Os gatos, apesar de toda a sua independência pela qual são conhecidos, são animais que demandam cuidados específicos para manter sua saúde e bem-estar, como para garantir que tenham acesso a água fresca e limpa. De forma geral, são animais que podem te dar um certo trabalhinho quando o assunto é beber água… digamos que são um pouco exigentes.
Porém, é de extrema importância que a gente respeite essas exigências, caso contrário, a saúde desses animais pode ser muito afetada. Acho que ninguém aqui quer seu gatinho com infecção urinária, né?
Certos bebedouros de água para felinos podem ser bem úteis no processo de incentivá-los a se hidratar! Então vamos lá, vamos entender um pouco melhor sobre os bebedouros!

Bebedouros de tigela tradicionais

Gato com uma tigela de água
Os bebedouros de tigela são uma opção simples e popular, os mais comuns de todos. Consistem em uma tigela ou recipiente onde a água é colocada manualmente pelo tutor, e geralmente são feitas de plástico, cerâmica ou aço inoxidável.
Eu diria que as maiores vantagens de usar tigelas tradicionais são a acessibilidade, a variedade e a facilidade. Quer dizer, elas são facilmente encontradas e acessíveis em lojas de animais, sempre estão disponíveis em uma grande variedade de materiais, tamanhos e estilos, e são muito fáceis de usar, inclusive de fácil higienização.
Porém, como a água fica parada na tigela, ela fica menos fresca, menos oxigenada, pode evaporar de forma mais rápida, acumular resíduos e bactérias… isto é, um conjunto de coisas que tornam-na muito menos atrativa aos gatos, e até mais arriscada.

Fontes de água para gatos

As fontes de água são bebedouros que possuem um sistema de circulação de água, simulando uma fonte natural. A água é bombeada continuamente do reservatório para uma pequena torneira ou cascata, proporcionando a ela movimento constante.
Este tipo de bebedouro é interessante para o estímulo à hidratação: o movimento da água torna-a mais fresca e oxigenada, sendo mais atrativa para os gatos, o que pode incentivá-los a beber mais. Inclusive, pode ser atrativa por uma questão de entretenimento, visto que os gatos gostam de se divertir brincando com a água em movimento.
Entretanto, é de se imaginar que seu custo será maior do que uma simples tigela tradicional. Além disso, exigem uma manutenção regular para evitar o acúmulo de sujeira e bactérias, sendo que é uma limpeza menos simples do que a da tigela. Outra possível desvantagem é que algumas fontes podem produzir um som constante, e o ruído pode incomodar alguns gatos ou tutores.

Bebedouros automáticos

Por fim, vamos falar dos que eu considero os mais interessantes. Os bebedouros automáticos são dispositivos eletrônicos que fornecem água continuamente aos gatos, geralmente por meio de um reservatório e um sistema de dispensação programado. Eles têm um sistema de circulação que mantém a água fresca e oxigenada, e alguns modelos possuem controle de porção.
Portanto, mesmo na ausência do tutor, esses bebedouros garantem que os gatos tenham acesso a água fresca o tempo todo, o que também pode reduzir os níveis de estresse do animal. Eles podem ter filtros que mantenham a água limpa por muito mais tempo, e assim, ao invés de trocá-la diariamente, pode ser trocada semanalmente, quando a limpeza do bebedouro for realizada.
E algo que realmente é diferenciado nesse tipo de bebedouro é a possibilidade de haver o controle da porção de água que é oferecida ao animal. Isso é bem interessante pois assim conseguimos evitar escassez e excessos na ingestão de água, controlando exatamente a quantidade que queremos que seja fornecida.
Porém, logicamente, o custo destes bebedouros é mais elevado (naturalmente, quanto menos simples for a opção, mais cara ela será). Além disso, quando requerem energia elétrica, você também terá o custo a mais do consumo de energia.
Portanto, cada bebedouro terá suas vantagens e desvantagens, e sua escolha deve depender das suas necessidades e das do seu animal, obviamente. Você não tem muito tempo para realizar a manutenção do bebedouro, realizar trocas de água, verificar a quantidade que está sendo consumida? Então pense com carinho no bebedouro automático… Mas claro, o importante é sempre garantir que o bebedouro escolhido forneça água fresca e limpa de forma regular, incentivando assim a hidratação adequada de seu gatinho!
Por hoje é isso! Caso queira acompanhar mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar o Blog Sarlo e o Sarlocast!

Carrinho

Topo