Pois então…Sou da época do Filtro Biológico de Fundo (FBF), aerador com pedra porosa e de quando tinha de lavar o aquário todo – tirar todas as pedras, plantas, peixes (era praxe da época); nossa era uma tragédia!

Mas os anos passaram e a modernidade veio galgando espaço no dia a dia do aquarista: novos filtros, termostatos e engenhosidades mil trouxeram mais comodidade ao Hobby e não só isso, condicionadores de água e medicamentos menos impactantes à qualidade da água e mais eficazes para a manutenção da saúde dos peixes, enfim, tudo melhorou e têm melhorado a cada dia.

Claro que nem tudo é baratinho como a gente deseja, mas supondo que dinheiro não fosse um empecilho pra você ter o aquário dos sonhos, como isso se daria? Como ele seria? O que você compraria primeiro? Você já parou para pensar na quantidade de inovações, nas benesses trazidas pela tecnologia e o que você teria no seu aquário?

“Ah, nem pensar! Aquário dá muito trabalho, você precisa ficar trocando água, peixe morre toda hora, tem que ficar ligando e desligando as luzes…um inferno! Tá mais pra pesadelo essa história aí.”

Bem, preciso discordar de afirmações desse naipe aí, pois eu resolvi pensar em como eu idealizaria um aquário, um que pudesse ter tudo que eu quero, me dando o menor trabalho possível e decidi vir aqui falar um pouco do que esse mundo tecnológico aquarístico nos oferece nesses dias para tornar um aquário um objeto de sonhos…bora ver o que saiu disso…

Eu parei um pouco nessa correria do dia a dia e comecei a vasculhar aquelas memórias super antigas, já amareladas e com teias de aranha…logo me vieram à mente umas bolhas e o barulho do aerador, daí eu comecei a comparar o antes e o agora…

Aerador versus Bombas Submersas

Não é que o aerador tenha perdido sua utilidade completamente, mas quando penso num aquário ideal para ficar na minha sala, só para ser admirado, eu faço uma edição de Photoshop da imagem mental, removendo as bolhas, e edito o áudio para tirar qualquer barulho. A ausência de ruído sonoro e visual ajudam a promover um senso maior de paz.

De qualquer forma, não digo que as coisas mudaram apenas no sentido espiritual não, as próprias bolhinhas que sobem à superfície, não competem com o fluxo de água das bombas submersas que podem revolver a sujeira em certos locais e devolvê-la à água para aumentar as chances de serem captadas pelo filtro. E ainda não é disso que quero falar…o upgrade das bombas submersas conta com a automatização, o que implica em ver produtos com chips que – além de pertencer a bombas ultra silenciosas – tornam um simples item num aparelho repleto de recursos interessantes – quiçá essenciais – para melhor funcionamento e maior durabilidade do produto. Falo que questões como o ajuste do fluxo de água, funções inteligentes integradas, quem protegem o motor em casos de falta de água, bloqueando o rotor, e podendo ser usada tanto em água doce quanto em salgada

FBF versus Canister

Embora o resultado a curto prazo de um FBF seja positivo, sua limpeza nos aquários comuns ou o longo uso torna tudo uma bomba relógio. Já um filtro canister é um sonho que todo aquarista que bateu o olho quer realizar. Em outros contextos eu sequer os compararia, mas eles correspondem a opostos, tanto de épocas como de produtos, então eu decidi os colocar lado a lado.

Sem precisar falar dos produtos intermediários ou complementares, como poderíamos ressaltar os filtros hang on (super ultra mega práticos e com boa eficácia) ou os de areia fluidizada, tomamos um canister como uma solução avançada em vários âmbitos da filtragem: física, química e biológica.

Um canister pode ser facilmente instalado em aquários de volumes diversos, munidos com quaisquer tipos de mídias filtrantes, com alguns detalhes de excelência em modelos mais “top”, tal qual uma unidade integrada de luz UV (com um interruptor separado para ser acionado quando convier), enquanto o aparelho opera silenciosamente, adequado não só para aquários de água doce, mas também aquários de água salgada.

O avanço tecnológico das mídias

Dos tempos da lã de vidro aos atuais biopellets, desenvolvidos para retirar nitratos e fosfatos, muita coisa mudou. De nada adiantaria a evolução dos aparelhos de filtragem se as mídias em si não tivessem melhorado também, não é mesmo? A engenharia de produtos corre solta, com anéis de cerâmica melhorados para deixar a água fluir melhor, ao mesmo tempo que o aumento de poros superficiais otimiza a filtragem biológica; um carvão ativado sem fosfato, pra não estimular o crescimento indesejável de algas; resinas para tudo que você pode imaginar, com grande eficácia. Se valendo dessa enormidade de mídias filtrantes, até sua preocupação é filtrada, ficando retida em alguma mídia. Imagine uma água sem fosfato, silicato, nitrato, nitrito, amônia, amônio, cloro e por aí vai…isso sim é um sonho!

Rações especializadas e Alimentadores automáticos

Na mesma ideia das mídias filtrantes e filtros: de que adiantariam tantas mídias com excelente engenharia, se as rações que damos fossem de baixa qualidade, sujando a água e deixando os peixes debilitados de nutrientes? Seria uma pena se tudo evoluísse e uma das principais coisas, que é a nutrição dos nossos amigos, ficasse para trás.

E as rações vão além, pois hoje são desenvolvidas também para certos nichos de peixes, como para peixes de fundo, para ciclídeos africanos, para kinguios, para peixes herbívoros, para peixes carnívoros. Poucas coisas são mais gratificantes pra um aquarista do que ter peixes com cores vibrantes e vivendo por longos anos a fio, sem adoecer.

E como uma boa dieta também significa não interrompê-la, os desenvolvedores de soluções têm opções para os momentos em que não tem ninguém em casa. Seja porque você vai sair de férias ou se o trabalho está tomando todo seu tempo, que tal um alimentador automático? Alguns aparelhos permitem a você programar a alimentação diária, funcionando à bateria para fugir das faltas de eletricidade, com um compartimento que preserva a qualidade da ração…isso comtemplando todas as férias escolares (digo, 1 mês de autonomia). Para um hobbysta, deixar os peixes passarem fome não está nos planos!

Luminárias eletrônicas de LED

E considerando esse lance de equipamentos programáveis, as luminárias de hoje em dia nos dão muito o que comemorar. Mesmo quem tem belos aquas plantados, ou precisa dar um jeito em algum crescimento desenfreado de algas ou mesmo mantém corais exigentes não precisa ficar indo a cada momento ligar ou desligar as luzes. Estão disponíveis equipamentos com lâmpadas LEDs de alta qualidade e alto desempenho, baixo consumo energético, cujo corpo da luminária é construído em alumínio para melhorar a dissipação do calor, diminuindo ou excluindo a necessidade de ventoinhas…e aí vem a verdadeira graça: com aplicativo Bluetooth e podendo programar amanhecer e entardecer, ou mesmo o luar no aquário.

Sistemas de Monitoramento e Controle

Se você ainda não sabe, a brincadeira não acaba aí não. Você é do tipo perfeccionista, cujo conhecimento adquirido não quer que ninguém mais toque no seu aquário sem que você oriente antes? Sim? Então, você precisa de um sistema completo de monitoramento e de controle.

Existem painéis onde você acopla tudo que precisa para monitorar e controlar seu aquário. São placas customizáveis e super práticos para tirar e colocar gadgets, que além de darem aquela aparência mais organizada e profissional se traduzem como uma ferramenta funcional, tal qual uma verdadeira sala de crise, onde você está sempre a par do que está acontecendo no seu aquário para poder socorrê-lo em caso de problemas o quanto antes. Para tal, em painéis assim, além de sensores acoplados para medir pH, temperatura, salinidade, cálcio e sei lá mais o que, também são posicionados, por exemplo, sensores para detecção de vazamento (ex: skimmer), de umidade, de fluxo de água num reator (pra ver se não entupiu)…isso tudo acompanhado do seu celular ou diretamente no display do painel, como os de multimídia dos carros chiques.

Assistência especializada

E nada disso é suficiente? Você é meio contra a tecnologia? Faltou tempo, conhecimento, disposição? Deu preguiça de fazer uma simples limpeza do vidro? Isso ainda não é capaz de tornar um aquário um tormento.
Muitas lojas hoje em dia fornecem a você a praticidade de pagar pelos serviços de manutenção. Podas de plantas, sifonagem do fundo, limpeza dos vidros, troca parcial, limpeza dos filtros, checagem do funcionamento correto dos equipamentos, avaliação do status geral do aqua, programar aparelhos, dar a consultoria necessária para certos aspectos…enfim, o que precisar eles fazem e ainda podem dar uma garantia do serviço prestado. É o serviço derradeiro para quem decide apenas curtir o aqua sem levantar um balde sequer.

Eu ainda poderia pegar várias coisas para dizer como melhorou, como substratos altamente especializados, servindo para aquários específicos como o plantado, o marinho ou o de ciclídeos africanos; termostatos que não enferrujam, de alta performance e à prova de explosão; medicamentos eficazes e com menores prejuízos ao ambiente do aquário (ainda assim recomenda-se o uso de aquários hospitais para a aplicação de medicamentos, todavia, às vezes o problema é generalizado e ataca o aquário principal e não só um peixe, aí né…); o kit de CO2 das plantas ministra gás carbônico suficiente para suas plantas ficarem saudáveis…e muito mais.
Ou seja…você pode ter a vida mais atribulada que for e ainda ter a chance de manter um aquário-modelo com baixas chances de algo dar errado. Você pode ter um perfil mais preguiçoso ou completamente ligado ao hobby, e ainda assim ter tudo fluindo às mil maravilhas; a tecnologia está aí para deixar você dormir ou trabalhar sem maiores preocupações, pois para cada uma, alguém criou uma solução.

Em termos práticos, incluindo todos os tópicos que levantei aqui, do momento que você acorda ao momento que vai dormir (e enquanto está dormindo também) seus peixes estão alimentados, a água está com todos os parâmetros biológicos, físicos e químicos estáveis, o fotoperíodo anda ideal para as plantas ou corais…tudo acontecendo num silêncio magnífico…cabe só a você chegar em casa, tomar em mãos sua bebida relaxante favorita e, no ambiente onde fica o aquário, dizer “Siri, tocar Bach Suite nº1 para Cello”… sentar e esquecer do mundo…

Sou grato por mais esta audiência…espero que o conteúdo tenha agradado e que eu os encontre no próximo podcast…até lá!

Carrinho

Topo