Nossos queridos gatinhos são bem famosos por não serem fãs de água, por esse motivo muitos cuidadores preocupados correm até um veterinário para entender porque é tão difícil do seu gato se hidratar. E, de fato, eles não são os animais que bebem água mais facilmente, e é por isso que temos que estimulá-los.

Assim como para todos os animais, a água é muito importante para o organismo dos gatos. Ela é um ótimo solvente, se faz presente nas soluções aquosas que fazem parte dos nossos corpos, como no citosol das células e no sangue.

Além disso, é essencial para uma série de reações químicas metabólicas e para manter superfícies úmidas, como a dos pulmões.

Portanto, fica bastante clara a importância de manter o seu gato bem hidratado. Se o felino não consumir água corretamente, poderá arcar com uma série de prejuízos, por exemplo vários relacionados ao funcionamento dos rins – a desidratação pode levar à insuficiência renal e à infecção urinária.

Uma questão a se ter em mente é que na natureza os animais conseguem grande parte de sua água através da alimentação, da água que há em suas presas. Mas, em casa, acabam se alimentando de ração majoritariamente, que é bem mais seca. Dito isso, é preciso consumir essa água que não há em sua alimentação.

Ok, mas se beber água é tão importante e meu gato parece não gostar muito, o que devo fazer?

Conheça as dicas para estimular a hidratação

Pode-se dizer que os gatos são animaizinhos exigentes, eles têm uma grande preferência por água fresca, muito limpa e em movimento.

Por conta disso que seu gato deixa de beber a água que já está há muito tempo parada em sua tigelinha, portanto recomendo que ela seja trocada de tempos em tempos, pelo menos duas vezes ao dia.

Além disso, não deixe a tigela em locais que tomam sol, evitando que ela esquente mais rapidamente. Em dias quentes, é interessante colocar pedrinhas de gelo dentro da água também, assim ela parecerá fresca por mais tempo.

Quanto à limpeza, é bem importante sempre manter o recipiente bem limpo, pois os gatos não gostam de água com restinhos de sujeira. Facilita bastante também se a tigela for de um material que não retém muitos odores.

Já a água em movimento parece algo mais difícil de conseguir, né? Mas os gatos realmente gostam muito, não é à toa que adoram tomar água corrente da torneira!

Para evitar o desperdício de água, apresento a vocês o bebedouro para gatos!

Segurança e hidratação garantida: bebedouro para gatos

Os bebedouros para gatos são fontes de água movidas à eletricidade e garantem água corrente e fresquinha em qualquer momento! Isso é ótimo para os gatos por alguns motivos: a movimentação faz com que a água pareça mais segura, sem contaminações (como seria na natureza); o movimento faz som, chamando mais a atenção dos bichinhos; a oxigenação da água se torna maior, o que pode até deixá-la com gosto melhor.

Por último, mas não menos importante, beber água corrente é muito mais divertido e atraente do que água parada, dá até para brincar com ela! Fala sério, até você ia preferir uma água fresquinha assim em movimento do que uma que está parada há muito tempo dentro de um copo.

Dito isso, esta é realmente uma opção muito boa para os gatinhos. Inclusive, até é uma boa ideia ter mais de um bebedouro, deixá-los em ambientes diferentes da casa, garantindo que ele não deixe de se hidratar apenas por preguiça de se locomover para longe (e também para que seja lembrado com maior constância de que lá tem água para ele).

Que bomba usar no bebedouro do meu gato?

Para começar, já aviso que você não deve usar qualquer bomba, e não é qualquer uma que oferece o menor risco possível contra choques elétricos. Todos sabemos que água com eletricidade não combina muito, então é realmente importante fazer a escolha mais segura possível.

A minha recomendação é a Motobomba Mini-C 12V da Sarlo Better, que foi especialmente projetada para bebedouros assim. Com ela, o animal fica seguro devido à sua baixa tensão de segurança (12V) e ao seu isolamento à prova d’água (IPX8).

Economia e sustentabilidade

Além disso, ela é silenciosa e é bastante econômica. Seu consumo é de 1,2W, o que além de ser bom para o seu bolso, não aquece a água – o que certamente seria um problema para os gatos.

Caso opte por outra bomba, recomendo fortemente que estude se é ou não uma boa opção, se ela também garante a segurança do seu felino!

Por hoje é isso. Lembrem-se sempre de manter seus gatinhos bem hidratados, e vocês também! Bebam água! Enquanto se hidratam, não deixem de acompanhar o Blog Sarlo e o Sarlocast para mais informações sobre cuidados com seus pets!

Carrinho

Topo