Climatizador de ar portátil

Em um dia bem quente que você só quer ficar em um lugar mais fresquinho, tenho uma ótima opção. Já ouviu falar sobre climatizador de ar? Não? É sobre ele que vamos falar então.

Um climatizador de ar serve, principalmente, para amenizar a temperatura do ambiente e melhorar a qualidade do ar, umidificando-o e promovendo sua circulação. Portanto, acaba sendo até uma alternativa mais interessante do que o ar-condicionado, visto que ele torna o ar mais seco (além de consumir mais energia elétrica).

Como ele umidifica o ar, acaba trazendo mais conforto às nossas vias aéreas, sendo uma boa opção para os alérgicos e para aqueles que sofrem com rinite, bronquite e sinusite. Além de ajudar quem sofre com essas doenças respiratórias, também diminui o risco de contrairmos infecções virais e bacterianas, visto que promove a circulação do ar.

Ok, acho que já deixei claro que o climatizador é uma boa opção, mas como ele funciona?

Funcionamento do climatizador de ar

Para começar, o ar externo, mais quente e seco, entra no aparelho. Então, este ar segue para o painel evaporativo (superfície umidificada), diminuindo de temperatura. Um ventilador capta este ar e lança-o de volta ao ambiente.

E como o painel evaporativo fica úmido? Há um reservatório de água e uma tubulação e, graças a uma bomba a água, é bombeada do reservatório, passa através da tubulação e é despejada no painel. O líquido que não for evaporado volta para o reservatório e pode ser reutilizado.

Motobomba Mini-A da Sarlo BetterPortanto, a bombinha tem como função promover a circulação da água, levando-a até o painel, onde a mesma evapora e resfria o ar. E qual bomba d’água devo usar?

Aqui deixo de sugestão as bombinhas da Linha Mini da Sarlo Better, que apesar de terem sido desenvolvidas para aquários, podem desempenhar seu papel perfeitamente nos climatizadores de ar também!

Certo, mas e se for preciso realizar a troca da bomba? Como devo fazer? Então bora para o passo a passo!

Troca da bomba

Climatizador portátil com a parte traseira aberta para manutençãoAntes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a troca da bomba pode variar de um modelo para outro, então aqui deixo apenas uma orientação mais geral. Por isso, é de grande importância que o manual de instruções do aparelho seja consultado. Além disso, é importante dizer também que, para a troca ser realizada, é preciso desligar o aparelho e removê-lo de qualquer fonte de energia, evitando assim possíveis acidentes.

Dito isso, vamos para o passo a passo:

  1. Identifique a localização da bomba: ela normalmente está localizada dentro do climatizador, próxima ao reservatório de água.
  2. Acesse a bomba: para isso, pode ser necessário retirar a tampa traseira ou uma grade para ter acesso à peça, inclusive talvez seja necessário remover parafusos e travas.
  3. Desconecte os fios: desconecte os fios que estejam ligados à bomba (sejam ligados a um conector, sejam ligados diretamente à bomba).
  4. Remova a bomba: após os fios desconectados, agora sim a bomba pode ser removida. Dependendo do tipo de fixação, pode ser necessário desencaixá-la ou desparafusá-la.
  5. Instale a nova bomba: posicione-a no lugar correto e fixe-a de acordo com as instruções do fabricante.
  6. Conecte os fios: aqueles fios que foram desconectados, agora precisam ser conectados à nova bomba.
  7. Teste o climatizador: antes de fechar a tampa ou grade, ligue o climatizador para verificar se a bomba está de fato bombeando a água.
  8. Feche o climatizador: recoloque a tampa traseira ou a grade do climatizador, e pronto, a bomba foi trocada!

E fica aqui mais um aviso importante: caso você não se sinta confortável de realizar esse processo por conta própria, você pode chamar algum profissional qualificado para isso!

Então é isso, pessoal. Quem não conhecia os climatizadores de ar, agora conhece! E caso queira acompanhar mais informações como essas, não deixe de dar uma olhada no Blog Sarlo e no Sarlocast!

Carrinho

Topo