Estrela-do-mar em aquário de água salgada
Quando pensamos em bichinhos habitantes de aquários, quase sempre pensamos só nos peixes. Mas vai muito além disso! Os aquários de água salgada oferecem um mundo além dos peixes, um mundo repleto de invertebrados que contribuem para a beleza e o equilíbrio de seu aquário!
Ao criar esses diferentes animais, os aquaristas não apenas aumentam a diversidade visual de seu aquário, mas também promovem interações interessantes e benefícios ao ecossistema criado!

Benefícios de adicionar invertebrados ao aquário

Para começar, os invertebrados são belos por si só, com formatos, cores e comportamentos que enriquecem visualmente o aquário. Estrelas-do-mar e ouriços-do-mar, por exemplo, com suas aparências bastante únicas, adicionam uma graça a mais ao ambiente.
Mas não para por aí. Invertebrados como caranguejos, camarões, e os já citados ouriços-do-mar e estrelas-do-mar, são peças muito interessantes para um aquário saudável. Eles podem desempenhar papéis importantes como ajudar na limpeza do substrato e no controle de algas e detritos orgânicos.
Por exemplo, caranguejos eremitas ajudam na remoção de restos de comida e algas! Eles vasculham o substrato, alimentando-se de detritos que encontram pelo caminho, ajudando bastante a evitar acúmulo de matéria orgânica em seu aquário. Ter camarões também ajuda na limpeza! Essas criaturas podem remover detritos até em áreas de difícil acesso, ajudando a manter o aquário com menos resíduos. Tem até camarão que ajuda a eliminar ectoparasitas de peixes!
A remoção de resíduos orgânicos é especialmente importante pois, se acumulados, podem deteriorar a qualidade da água. Portanto, esses animais contribuem para um ambiente estável e equilibrado, reduzindo a necessidade de intervenções humanas frequentes.
Anêmona vivendo com peixes-palhaço em aquárioAlém dos invertebrados mencionados, há outras criaturas que podem ser criadas com sucesso em aquários de água salgada, como anêmonas, corais e cefalópodes. As anêmonas, por exemplo, têm uma relação benéfica com os peixes-palhaço, oferecendo-lhes proteção em troca de restos de comida, entre outras coisas.
Os corais, por sua vez, além de proporcionarem um grande espetáculo de cores e texturas (e até de bioluminescência!), também desempenham papel na manutenção do equilíbrio ecológico. Esses seres vivos fornecem abrigo, alimento e áreas para reprodução a outros organismos (como peixes), além da sua atividade filtradora!
Enfim, existem uma série de outros seres que podem ser criados em aquários além dos peixes! Porém, claro, assim como todo ser vivo, eles também exigem muitos cuidados!

Cuidados necessários ao introduzir invertebrados em seu aquário

Manter invertebrados saudáveis requer atenção especial aos parâmetros da água, como salinidade, pH, temperatura e níveis de nutrientes. Cada espécie tem necessidades específicas que devem ser atendidas para garantir seu bem-estar a longo prazo. Inclusive, alguns animais podem ser mais sensíveis a flutuações de parâmetros do que outros! Então sempre busque saber bem sobre a sensibilidade das espécies que deseja ter.
Outra questão importante para ficar de olho é em relação à agressividade dos animais que você busca. Algumas espécies são mais agressivas que outras, mais territorialistas, outras podem ser mais medrosas e ficarem estressadas facilmente. É sempre importante garantir que haja espaço suficiente e esconderijos adequados, e que as espécies escolhidas sejam compatíveis! Sim, algumas espécies se dão bem juntas, outras se dão mal…
A alimentação também deve ser uma preocupação, visto que, assim como para os peixes, devemos garantir aos invertebrados uma nutrição adequada. Muitos invertebrados se alimentam de detritos, mas alguns requerem suplementação alimentar regular com alimentos específicos! Até mesmo corais precisam se alimentar, sabia?
Bom, resumindo, os aquários de água salgada oferecem oportunidades para a vida além dos peixes, o que é importante, inclusive, na manutenção da saúde e da beleza do seu aquário. Mas, ao mesmo tempo que estes invertebrados podem promover um equilíbrio ecológico que beneficia todas as formas de vida presentes, eles podem causar diversos problemas também!
Sempre procure saber bem sobre a compatibilidade das espécies, a fim de evitar brigas, estresses, predação, competição, intoxicação (sim, alguns animais podem ter toxinas perigosas para outros), etc. A compreensão das necessidades individuais de cada espécie é fundamental para o sucesso a longo prazo. Assim, sempre com muito estudo, cuidado e carinho, você pode ter um aquário marinho muito mais interessante do que aqueles só com peixes!
Por hoje é isso. Para mais conteúdos de aquarismo como esse, recomendo que não deixe de acompanhar o Blog Sarlo e seguir a Sarlo nas redes sociais!

Carrinho

Topo