Peixe com fungo aquático
Aquários são ecossistemas bem delicados que demandam atenção constante para garantir a saúde e bem-estar de seus animais. Infelizmente, várias doenças podem afetar seus peixes, impactando no equilíbrio do ambiente e até podendo levá-los à morte.
Portanto, a ideia aqui é explorar melhor quais doenças são comuns em aquários, de forma que vocês possam ficar mais alertas a elas, além de terem uma noção maior dos cuidados e medidas preventivas para manter a saúde dos bichinhos!

Íctio (Doença dos Pontos Brancos)

O íctio é uma das doenças mais comuns dentro dos aquários e é causada por um protozoário chamado Ichthyophthirius multifiliis, que chega ao aquário através de elementos novos contaminados que são introduzidos. Esta doença também é conhecida como doença dos pontos brancos, visto o aparecimento de manchas esbranquiçadas no corpo do animal – inclusive nas brânquias, o que pode dificultar a respiração.
Além dos pontos brancos, um sinal para ficar atento é o próprio comportamento do animal, que pode ser anormal. Esta doença gera coceira e irritação na pele, então você pode presenciar comportamentos como o de coçar-se contra objetos. O parasita alimenta-se de seus tecidos, enfraquecendo o animal e seu sistema imunológico (assim, facilitando a ocorrência de outras infecções).
Para tratar, você pode fazer o uso de medicamentos que ajam contra o parasita (o tratamento é feito diretamente na água, e nesse caso não se deve usar carvão ativado em seu filtro, pois ele irá adsorver o medicamento). Outras possibilidades são aumentar gradualmente a temperatura ou a salinidade da água, porém estes já são tratamentos mais delicados e arriscados, visto que seus peixes podem não tolerar estas mudanças.
Outras doenças causadas por parasitas protozoários para você ficar esperto são a Oodiniose e a Costiose, que também podem apresentar alterações cutâneas.

Doença do algodão

Esta é outra doença reconhecível pelo aparecimento de manchas brancas nos peixes, mas no caso desta, elas possuem uma aparência algodonosa (isso mesmo, de algodão). As lesões cutâneas são causadas por fungos do gênero Saprolegnia.
Na verdade, os peixes são suscetíveis a uma série de micoses cutâneas (causadas por diversos fungos), mas a saprolegniose é a mais comum no caso de aquários de água doce.
É muito importante manter a qualidade da água em dia, sempre bem filtrada e sem deixar acumular matéria orgânica. No caso de peixes que toleram pH mais elevado, mantê-lo superior a 6 pode ajudar no combate ao fungo. Consulte um veterinário especialista para verificar a necessidade de medicamentos antifúngicos.

Degeneração das nadadeiras

Essa daqui é um problema que eu mesma infelizmente já passei na pele. Quando eu era criança, um dos meus peixes começou a ter sua nadadeira degradada, e eu, como uma boa criança que não sabe o que faz, não fiz nada a respeito. Em pouco tempo, vários outros peixes do meu aquário começaram a passar pelo mesmo problema (pois é, eu não isolei o que estava doente).
Infelizmente, algumas bactérias podem causar a degeneração das nadadeiras dos peixes, deixando-as com um aspecto de roídas, como se alguém tivesse arrancado uns pedaços, sabe?
Não faça como a Fernanda criança. Se seu peixe estiver assim, isole-o e procure o tratamento adequado. Outro aspecto importante de tratá-lo separadamente é que os medicamentos que agem contra as bactérias podem acabar agindo contra as bactérias benéficas de seu aquário também, e não é isso que você quer.

Verminoses

Verme parasita de peixes de água doce

Seus peixes, assim como nós humanos, também podem ser infectados por vermes que atingirão seu trato digestivo. Nesses casos, o abdômen desses animais pode ficar visivelmente inchado, além de que vermes podem ser visíveis em suas fezes.
Esses vermes podem infectar seus peixes por meio de alimentos que estejam contaminados. Portanto, fique atento com os alimentos que você está fornecendo-lhes. Uma vez infectado, será necessário realizar um tratamento com vermífugos.

Lerneose

Esta doença é causada por um crustáceo chamado Lernaea cyprinacea, mas popularmente conhecido como verme âncora. Como diz o próprio nome, é um crustáceo que se ancora no peixe e passa a sugar seu sangue, causando anemia e feridas.
É possível identificar a doença por conta dos finos filamentos brancos saindo do corpo do peixe. É recomendado que os parasitas sejam retirados de um em um, e que as feridas sejam tratadas para que ocorra uma boa cicatrização.

Cuidados gerais

Aqui trouxe exemplos de doenças causadas pelos mais diversos tipos de agentes infecciosos: protozoários, bactérias, vermes, fungos e até mesmo crustáceos (mas claro, tem muito mais doenças do que apenas estas).
A maneira mais comum de proliferação desses patógenos é por meio da introdução de objetos/produtos/indivíduos que estejam contaminados. Portanto, sempre seja cauteloso e procure adquirir seus itens em lojas de aquarismo confiáveis. Além disso, sempre que for introduzir novos peixes, isole-os em quarentena antes da introdução no aquário principal.
Também é muito importante que a limpeza do aquário seja sempre mantida, que os equipamentos estejam sempre limpos, o sistema de filtragem funcionando bem, que as trocas parciais de água sejam realizadas e que os níveis de amônia, nitrito e nitrato sejam mantidos em níveis adequados.
Uma alimentação adequada, com uma dieta variada e equilibrada, também é importante para que o sistema imunológico dos animais esteja fortalecido. Além disso, observe diariamente seus animais para identificar sinais precoces de doenças, como comportamentos anormais e mudanças na aparência. No geral, as doenças são muito mais fáceis de se tratar se detectadas precocemente.
E claro: sempre que identificar sinais de doenças, procure a ajuda de um veterinário especialista! Apenas ele poderá te informar com certeza qual a doença e qual o tratamento que deve ser feito, até porque cada caso é um caso!
Criar peixes não é fácil e precisamos ter muito cuidado com a saúde deles, afinal, são tão animais quanto qualquer cachorro ou gato! Boa sorte com seus peixinhos! Caso queira acompanhar mais conteúdos como esse, recomendo que não deixe de acompanhar o Blog Sarlo e o Sarlocast!

Carrinho

Topo