Testes para verificar a qualidade da água
Hoje vamos falar sobre um dos erros mais comuns que os iniciantes do aquarismo cometem, que é o de querer imediatamente adicionar peixes ao seu aquário recém-montado. Portanto, vamos falar da importância do período de maturação – também conhecido como período de ciclagem – de um aquário, processo fundamental que estabelece e estabiliza o ambiente aquático, criando condições adequadas para a vida dos peixes.
Antes de entender o processo de ciclagem, vamos relembrar como funciona o ciclo do nitrogênio?

O ciclo do nitrogênio

Fórmula química da molécula de amônia
AMÔNIA: A introdução de peixes ou alimentos no aquário resulta na produção de amônia, um subproduto tóxico dos resíduos orgânicos. Isto é, a amônia surge em um aquário a partir da decomposição de restos de alimento, das fezes, de animais mortos e até pelas excretas dos animais. É uma substância tóxica aos animais.
NITRITO: Bactérias que nós chamamos de bactérias nitrificantes convertem a amônia em nitrito, que por sua vez também é uma substância tóxica para os peixes.
NITRATO: Outras bactérias, que também chamamos de nitrificantes, subsequentemente convertem o nitrito em nitrato, uma substância muito menos tóxica que as demais mencionadas.
Como eu falei, tem duas substâncias que fazem parte desse ciclo que fazem muito mal aos animais. Por exemplo, peixes intoxicados por excesso de amônia podem apresentar hiperventilação, convulsões, perda de equilíbrio e até mesmo morrerem.
Então, é de se imaginar que o ciclo do nitrogênio seja de extrema importância em um aquário, visto que nele ocorre a transformação de substâncias nitrogenadas tóxicas por uma mais inofensiva, o nitrato. Tendo isso em vista, a presença de quais organismos é indispensável em um aquário? Exato, das bactérias nitrificantes.
É aí que entra o processo de ciclagem de um aquário.

Por que não colocar peixes em um aquário recém-montado?

Em um aquário recém-montado, os níveis de amônia e nitrito podem disparar, criando um ambiente altamente tóxico para os peixes. A presença dessas substâncias pode causar estresse e até mesmo a morte desses animais.
No início, o aquário não possui uma colônia de bactérias nitrificantes suficientemente desenvolvida para converter amônia e nitrito em nitrato. Dessa forma, pode haver um acúmulo de substâncias tóxicas.
Portanto, precisamos deixar que o aquário passe por uma maturação após ter sido montado, o que será o período de ciclagem. Nesse período, uma colônia de bactérias benéficas, as nitrificantes (que fazem parte do ciclo do nitrogênio), coloniza o filtro e as superfícies do aquário, convertendo gradualmente amônia e nitrito em nitrato.
Colocar peixes em um aquário recém-montado, portanto, os expõe a condições prejudiciais à saúde, o que pode inclusive levá-los à morte. Por isso, o correto é montar seu aquário e esperar que ele esteja bem maturado, cheio de bactérias benéficas, e só depois disso inserir seus peixes no ecossistema.

O processo adequado de ciclagem

Primeiro de tudo, prepare seu aquário. Monte-o com substrato, rochas e decorações, além de instalar os equipamentos necessários, como o sistema de filtragem e de controle de temperatura.
Kit de testes para verificar os parâmetros da águaApós isso, você deve adicionar uma fonte de amônia ao aquário, como um pouco de comida de peixe ou amônia pura. A partir de então, você terá que monitorar os níveis dos compostos nitrogenados regularmente.
Com o passar do tempo, a colônia de bactérias nitrificantes vai se estabelecendo, o que pode levar de 1 a 2 meses. Você só deve introduzir os peixes quando a colônia estiver bem estabelecida, que será quando a amônia e o nitrito tiverem sido transformados em nitrato.
Para realizar os testes da água, utilize kits de testes que são vendidos justamente para que os mais diversos parâmetros da água sejam monitorados. Além disso, realize trocas parciais de água conforme for necessário (as trocas precisam ser parciais para não eliminar as colônias bacterianas).
Agora sim, após o estabelecimento bem-sucedido do ciclo do nitrogênio e a estabilização dos parâmetros da água, introduza gradualmente os peixes ao aquário!
Agora vocês já sabem a importância desse processo e que precisam ter paciência ao estabelecer um novo aquário. Eu sei que a ansiedade bate para criar logo os animais, mas lembre-se sempre que a paciência é essencial para o sucesso de seu aquário!
Por hoje é isso! Caso queiram acompanhar mais conteúdos como esse, recomendo que não deixem de acompanhar o Blog Sarlo e o Sarlocast!

Carrinho

Topo