Lagos ornamentais são ótimas adições a qualquer jardim ou espaço ao ar livre, proporcionando um ambiente mais tranquilo e relaxante. Além de serem visualmente bonitos, os lagos também oferecem um habitat para uma variedade de peixes e plantas aquáticas, que tornarão seu lago mais atraente ainda!
Então a ideia aqui é justamente explorarmos algumas opções populares de peixes e plantas para lagos ornamentais, levando em consideração fatores como adaptabilidade, comportamento e aparência!

Boas opções de peixes para lagos ornamentais

Carpas Koi: As carpas Koi são algumas das opções mais populares para lagos ornamentais devido à sua beleza, variedade de cores e padrões disponíveis, longevidade e resistência, visto que se adaptam bem a uma ampla gama de condições de água. Além de todas essas questões, são peixes cheios de simbologias e significados em certas culturas orientais, simbolizando boa sorte, sucesso, perseverança, entre outros.

Kinguio Cometa

Kinguios/Peixe-dourado: Assim como as carpas Koi, os Kinguios são peixes ornamentais bastante populares para lagos. Eles vêm em uma imensa variedade de formas, cores e tamanhos, o que os torna uma excelente opção para lagos de todos os tamanhos. Eles são conhecidos por sua natureza tranquila e fácil de cuidar, dóceis e sociáveis.

Cascudo, que se alimenta de algas 

Cascudos: Cascudos são peixes de fundo bem resistentes e que convivem super bem com outros peixes, como as carpas. Eles são opções bem interessantes para controlar a proliferação de algas, visto que gostam de se alimentar das algas que ficam nas pedras do fundo do lago.
Guppys: Os guppys (ou lebistes) são peixes pequenos e vibrantes que se reproduzem facilmente em lagos ornamentais. Eles vêm em uma variedade de cores e padrões e são nadadores ativos, o que os torna uma adição dinâmica ao seu lago.
Tilápias: Tilápias são bem populares também por sua fácil adaptação em lagos e por não serem muito exigentes, além de crescerem bastante rapidamente. Inclusive, justamente por alcançarem um tamanho grande em pouco tempo, são muito criadas para o nosso consumo.
É importante ressaltar aqui que cada espécie tem exigências diferentes! Cada uma exige um tamanho e profundidade de lago, uma faixa de temperatura ideal, uma determinada alimentação… todas essas questões precisam ser levadas em consideração na hora de escolher seus peixes! Ou então, na hora de construir seu lago!

Boas opções de plantas para lagos ornamentais

Quando falamos de paisagismo de lago ornamental, temos muitas opções diferentes de plantas. Vamos separar aqui pelos seus tipos:
Flutuantes: São as plantas que ficam na superfície do lago, como a Alface d’água e os Aguapés. Elas precisam de bastante sol e podem servir para fazer sombra em seu lago!
Submersas: Estas não ficam visíveis para quem vê o lago de fora, mas também têm sua importância, já que ajudam na oxigenação da água. Um exemplo é a Anúbia anã, bastante usada em aquários plantados.
Lago com ninfeiasSubmersas com folhas emersas: Exemplos são as Ninfeias e a Flor-de-lótus, cujas belas flores ficam visíveis fora da água! Proporcionam sombra ao lago, e é preciso atentar-se se o seu lago tem a profundidade adequada para o desenvolvimento delas!
Palustres e marginais: Plantas palustres vivem em solos encharcados de água e podem se comportar como plantas marginais, que habitam áreas rasas dos lagos (como sugere o nome, ocupam as margens). Algumas boas opções são: CavalinhaJuncoTaboa e Papiro-brasileiro (gigante).
Anfíbias: São capazes de viver tanto em áreas alagadas como fora da água, como a Aninga.
Assim como cada peixe tem necessidades específicas, o mesmo é válido para as plantas. Há plantas que precisam de mais ou de menos luz, de pHs diferentes, etc. Ainda é interessante ter preocupações como dar preferência para plantas com folhas perenes, com raízes não agressivas e que não sejam tóxicas, por exemplo.
Por hoje é isso! Boa sorte com seu laguinho! E para acompanhar mais conteúdos como esse, não deixem de acompanhar o Blog Sarlo e seguir a Sarlo nas redes sociais!

Carrinho

Topo