Talvez você já tenha ouvido aquela velha história de que gatos não gostam de água. Mas o fato é que, assim como para todos os seres vivos, a água é essencial para os felinos.

A água é um dos melhores solventes que existem na natureza, muitas vezes até chamada de solvente universal. As soluções aquosas se fazem muito presentes nos seres vivos, como no citosol das nossas células e em nosso sangue.

Além disso, a água é essencial para o metabolismo dos seres vivos, fundamental para uma série de reações químicas que ocorrem em nós, como as reações de hidrólise. É necessária para a absorção de vários nutrientes e para manter os alvéolos pulmonares úmidos, permitindo que haja trocas gasosas.

Não à toa, praticamente 70% do corpo dos animais é composto de água, o que inclui os gatos. É bastante óbvio então que temos que manter nossos bichinhos hidratados, né? E como garantir isso no caso dos gatos?

Preferência pela água em movimento

Bom, se você tem um gato, muito provavelmente já pôde perceber como eles gostam de água corrente: querem sempre beber água da torneira do banheiro ou da pia da cozinha. Existem alguns possíveis motivos para isso.

Primeiro que, assim como para os animais selvagens, a água corrente parece mais segura para o gato do que a água parada. Isto é, seu instinto diz que a parada corre mais risco de estar contaminada ou algo assim.

Outro fator que pode interferir é a audição desses animais, que lhes permite detectar o som da movimentação da água. Para eles, é mais certeiro utilizar a audição para ouvir o movimento do que a visão para enxergar água parada. E, ainda, a movimentação da água a torna mais fresca e oxigenada, podendo até interferir em seu sabor.

Por fim, convenhamos: é MUITO mais divertido tomar água que se mexe do que água parada! Tanto que não é difícil pegar seu gatinho mexendo na água da torneira, batendo nela, espirrando-a para tudo quanto é lado.

Por todos os motivos mencionados, adquirir um bebedouro para gatos parece uma ótima ideia para manter seu pet bem hidratado. Esses bebedouros são fontes de água movidas à eletricidade, que garantem água corrente e fresquinha a qualquer momento!

Posso usar qualquer bomba no bebedouro do meu gato?

A resposta é não. Não, você não deve usar qualquer bomba no bebedouro do seu gato. É de extrema importância para a segurança do seu pet que seja uma bomba que ofereça o menor risco possível de choques elétricos. A confiabilidade é o principal fator a ser considerado, mas é interessante também que seja uma bomba com baixo consumo de energia elétrica (para o seu próprio bem!).

Uma opção interessante é a Motobomba Mini-C 12V da Sarlo Better por uma série de motivos. Entre esses motivos, destaco os principais:

  • Consumo de apenas 1,2W (econômica e não aquece a água)
  • É silenciosa
  • Baixa tensão (12V) e isolamento à prova d’água (IPX8), essenciais para garantir a segurança contra choques

Lógico que esta não é a única opção, mas sim apenas uma recomendação! Se for optar por outra bomba para o seu bebedouro, não esqueça de verificar se ela não oferece riscos ao seu animal!

Essa foi a dica de hoje para manter seu gatinho bem hidratado e ainda com uma dose a mais de diversão!

Boa sorte com seu gatinho e até a próxima! Ah, e não deixe de acompanhar também o Blog Sarlo e o Sarlocast para mais informações sobre cuidados com seus pets!

Carrinho

Topo