Ter um aquário é algo que pode ser muito divertido, principalmente pela possibilidade de criar lindos ecossistemas com belos peixes coloridos. Porém, não é apenas diversão, é um hobby que exige trabalho, cuidado e atenção. Como se trata de seres vivos, sempre temos que garantir o bem-estar e a saúde dos animais.

Para manter seus peixes saudáveis, precisamos garantir que o ambiente criado esteja adequado para eles. Para tal, precisamos fazer uso de certos itens que são essenciais para o controle de temperatura, oxigenação, iluminação, entre outros.

Aqui trago para vocês, então, alguns desses equipamentos necessários para se ter um aquário saudável!

Filtros

Acredito que o primeiro item que nos vem à mente quando pensamos em equipamentos de aquarismo é o filtro, essencial para manter a qualidade da água, tornando-a limpa e atóxica. A filtragem ocorre por meio de mídias mecânicas, químicas e biológicas, todas de grande importância.

A filtragem mecânica é a responsável por reter partículas maiores, de forma semelhante a uma peneira.

A química geralmente é feita por meio do carvão ativado, que remove uma série de toxinas.

A biológica, por sua vez, ocorre graças a colônias de bactérias nitrificantes que transformam compostos nitrogenados tóxicos em outros menos prejudiciais (ao usar materiais para as bactérias benéficas se desenvolverem, por exemplo os anéis de cerâmica).

E você já sabe que precisa evitar o acúmulo de substâncias tóxicas em seu aquário, caso contrário, seus peixes adoecem e muito possivelmente morrem.

Saiba mais dicas sobre filtragem ao clicar aqui.

Bomba

Outro item que você deve ter em seu aquário é uma bomba, equipamento que promove a movimentação da água. Esse fluxo criado é o responsável pela troca gasosa entre a água e o ar, ou seja, é o responsável pela boa oxigenação da água.

Como uma água bem oxigenada é importantíssima para a respiração dos peixes, o uso da bomba é altamente recomendado. Já sabemos da importância da respiração para a sobrevivência de qualquer ser vivo, não é mesmo?

Vale ressaltar que a movimentação da água é interessante até mesmo para a água ser aquecida por igual, não ter regiões mais quentes que outras. Inclusive, ter esse controle da temperatura também é relevante para a saúde dos peixes, veja a seguir.

Equipamentos para controle de temperatura

Controlar a temperatura da água do seu aquário é essencial para o bem-estar e para a saúde dos seus peixes, visto que cada espécie tem uma faixa de temperatura em que sobrevive bem, podendo ser bastante sensíveis a oscilações térmicas. O ideal é, claro, manter a temperatura sempre semelhante àquela que é encontrada por cada espécie na natureza.

Para verificar a temperatura da água, você pode ter um termômetro mesmo. Para resfriá-la, o mais em conta é usar um cooler, mas um chiller também é uma opção. Porém, como a maior parte dos peixes que compramos são tropicais, dificilmente a água precisa ser esfriada.

Para esquentá-la, pode-se fazer uso de um aquecedor, mas um equipamento interessante é o termostato. Isso porque este aparelho funciona com um controle automático, o aquecedor é desligado quando a água está na temperatura desejada e é acionado quando ela cai.

Lâmpadas

A iluminação é algo bem importante para os seres vivos de um aquário, inclusive o tempo de claro/escuro. O tempo com luz, que chamamos de fotoperíodo, é peça-chave para os ciclos circadianos dos organismos. Quando o fotoperíodo não é respeitado, a biologia desses organismos é bastante afetada, como por exemplo sua alimentação e crescimento.

Portanto, em um aquário devemos reproduzir, de forma artificial, através de lâmpadas, o fotoperíodo que os animais encontrariam na natureza. Um item que pode ser interessante é um timer, pois com ele é possível programar horários para os equipamentos elétricos ligarem e desligarem, não correndo o risco de deixar seus peixes a noite toda no claro.

Itens para cuidar da água

Além do filtro, que é importantíssimo para limpar a água, outros itens também são necessários. Tratar a água da torneira é vital para a saúde, tornando-a livre de cloro e metais pesados, importantíssimo para evitar prejuízos à saúde dos peixes. Pode ser usado o carvão ativado, tanto vegetal como mineral para adsorver os elementos tóxicos em nível molecular. Outros itens que terão efeito de condicionar a água também podem ser usados.

Além disso, é preciso sempre garantir que os parâmetros da água estejam corretos, como seu pH e as concentrações de amônia e nitrito. Para tal, são vendidos testes para medir tais parâmetros periodicamente.

Conclusões

Bem, esses foram apenas alguns itens importantes para se ter em um aquário, aqueles que eu considero de maior importância.

Vale sempre lembrar que o ideal é que você pesquise sobre a qualidade dos equipamentos que compra.

Aqui ressalto a qualidade dos produtos do Grupo Sarlo (indicados ao longo do texto), e que podem ser encontrados aqui – produtos eficazes, silenciosos, potentes e econômicos, além de produzidos no Brasil, o que garante fornecimento de peças o ano todo, sem depender do mercado externo!
Por hoje é isso, boa sorte na montagem do seu aquário, e lembrem-se sempre do bem-estar dos seus animais! Não deixem de acompanhar mais sobre aquarismo no Blog Sarlo e no Sarlocast!

Carrinho

Topo