Um dos equipamentos mais essenciais para um aquário é o filtro. A filtragem é essencial para manter a água de um aquário limpa, incolor e inodora, sem substâncias que seriam prejudiciais para os animais que lá vivem.

Algumas das substâncias que são tóxicas aos peixes são a amônia, o nitrito e o cloro. Os dois primeiros se acumulam devido à decomposição do excesso de matéria orgânica, como alimento e fezes. Já o cloro é um elemento químico que já vem na nossa água da torneira, pois é uma substância utilizada nas estações de tratamento para torná-la potável.

Todas essas substâncias têm potencial de serem letais aos peixes. Amônia em excesso pode, por exemplo, levar à perda de equilíbrio e irritação de tecidos. E o nitrito pode levar à oxidação das hemoglobinas e afetar a oxigenação. Enquanto o cloro pode queimar as brânquias e mucosas destes animais (para entender mais sobre o efeito do cloro, recomendo que leiam este texto aqui).

Portanto, se você quer ter um aquário com animais saudáveis, independente do tipo de aquário, realizar a filtragem da água é essencial para se livrar de substâncias tóxicas (como as já mencionadas, os metais pesados, medicamentos…) e do mau odor.

Tipos de filtragem

Acho que ficou claro que filtrar a água é necessário. Mas como fazer isso? Bom, existem três principais tipos de  mídias filtrantesmecânicas, químicas e biológicas – que devem ser aplicadas de forma combinada.

Começando então pela filtragem mecânica, que é a primeira etapa do processo de purificação da água. É nesta que ocorre a retenção de partículas orgânicas e inorgânicas maiores suspensas na água. Para acontecer, a água precisa passar por um material poroso ou fibroso, como uma manta acrílica (perlon).

Carvão ativado usado para a filtragem química

Já a filtragem química é a etapa em que compostos pequenos são filtrados. Normalmente é feita através do carvão ativado, tanto vegetal como mineral, que é capaz de adsorver elementos em nível molecular, como cloro, medicamentos e outros compostos tóxicos, evitando odores e coloração indesejados (o carvão remove os contaminantes por conta de sua elevada densidade de poros e grande área de superfície interna).

O Bio Media Pro pode ser usado para a filtragem biológica

Por último, mas não menos importante, temos as mídias biológicas: bactérias que transformam a amônia em nitrito, e depois aquelas que transformam o nitrito em nitrato. Ou seja, bactérias que transformam compostos bastante tóxicos em outros muito menos prejudiciais. Estes organismos ficam alojados em materiais como anéis de cerâmica ou até em peças de plástico e vidro.

Filtros são suficientes para a limpeza da água?

Não, a resposta é não. A filtragem é essencial para manter seu aquário saudável, mas é preciso tomar outros cuidados também.

É importantíssimo que parte da água do aquário seja trocada periodicamente, o que chamamos de TPA (troca parcial de água). Para manter a água livre de impurezas, o ideal é que a TPA e os filtros sejam aliados.

Mas por que trocar apenas parte da água, e não ela toda?

O grande motivo disso são as colônias de bactérias que habitam seu aquário. Lembram o que eu expliquei sobre a filtragem biológica? A água do seu aquário está cheia de bactérias do ciclo do nitrogênio (as que fazem o favor de livrar seus peixes da amônia), e se você troca toda a água, perde todas essas colônias de bactérias benéficas.

Portanto, o ideal é trocar parte da água: a maior parte das bactérias se mantém, e parte das impurezas é retirada. A frequência com que isso é feito pode variar de aquário para aquário.

Posso sair só colocando a água direto no aquário?

Não, a resposta é não (de novo). É preciso ter cuidado com a água que é colocada no aquário, visto que a água da torneira passa por um processo de cloração, e o cloro, como já mencionei, é prejudicial aos animais. Como se livrar do cloro?

Bom, com o passar do tempo, o poder cloro evaporar da água para a atmosfera. Portanto, se deixar a água em repouso por uns três dias, ela ficará com menor concentração dessa substância prejudicial. Importante ressaltar aqui que manter a água em repouso elimina parcialmente o cloro, mas não outras substâncias tóxicas.

Contudo, o carvão ativado é capaz eliminar substâncias tóxicas como compostos nitrogenados, metais pesados e até mesmo o cloro e a cloramina. Se você usar produtos como o Carvão Ativado Premium Acquacarbo Mineral ou o Carvão Ativado Vegetal Acquacarbo, será bem mais rápido e eficaz para eliminar as toxinas.

De forma superficial, esses são alguns cuidados importantes para você manter a água do seu aquário incolor, inodora e saudável para seus peixes! Mas é sempre bom deixar claro que cuidar de peixes exige estudo, então não deixe de ir atrás de mais informações a respeito!

Por isso, acompanhe mais sobre aquarismo no Blog Sarlo e no Sarlocast! Boa sorte com seu aquário!

Carrinho

Topo