Você já ouviu falar de infecção urinária? Você ou algum conhecido seu já tiveram esse problema? Pois saiba que além de afetar pessoas, é um problema relativamente comum que seu felino também pode ter que lidar ao longo da vida, principalmente em idades já mais avançadas.
E o que causa infecção urinária no gatos?
A infecção se dá quando algum agente patogênico, como bactérias e fungos, invadem o trato urinário do animal, causando uma série de sintomas bastante desagradáveis, inclusive semelhantes aos sintomas da mesma doença em humanos. Normalmente, há o aumento da frequência urinária, diminuição do volume da urina, dor ao urinar, mudança de coloração/odor da urina (às vezes até com presença de sangue), falta de apetite, lambedura excessiva da genitália, entre outros.
Ou seja, é muito importante ficar de olho se seu gato apresenta algum desses sinais, e caso apresente, levá-lo a um veterinário! É bom inclusive se atentar se o felino está choramingando ao tentar urinar, e até mesmo se está fazendo xixi fora da caixa de areia que está acostumado a fazer.
Inclusive, em caso de infecção, é necessário dar início ao tratamento prontamente, caso contrário, o excesso de microrganismos pode levar a uma cistite, a qual pode evoluir para uma nefrite (inflamação renal). Portanto, a fim de evitar maiores complicações, o tratamento precoce é bastante importante.
O tratamento varia de caso para caso, o veterinário que será responsável por informar o que deve ser seguido. Por exemplo, pode ser necessário mudar alguns de seus hábitos alimentares e sua rotina, pode ser que precise da ministração de medicamentos como antibióticos e analgésicos, mas em alguns casos até procedimentos cirúrgicos podem ser recomendados.
Mas será que tem formas de evitar que isso ocorra com seu gato? A resposta é sim!
Como prevenir infecção urinária em gatos?
Primeiramente, um cuidado importante é estimular o seu gato a se manter sempre bem hidratado. Devemos também manter sempre em dia a limpeza da caixa de areia do seu gato.
Além disso, devemos evitar que nossos bichinhos fiquem estressados, visto que o estresse pode acarretar em imunidade mais baixa, tornando-os mais propícios a infecções.
A escolha de ração também pode ser importante, pois, principalmente para gatos mais idosos, consumir muito cálcio e oxalato pode provocar problemas renais. Por último, mas não menos importante, recomendo manter os check-ups no veterinário em dia!
Entretanto, em meio a essas recomendações, talvez surja uma dúvida. “Meu gato não gosta muito de beber água, o que eu faço?”. Antes de tudo, já te aviso que é normal, não tem nada de esquisito com seu gato. Porém, é importante que haja um esforço da sua parte para que o interesse do seu felino em beber água aumente.
Caso queira se aprofundar no assunto, recomendo que leia este texto aqui. Mas de forma resumida, os gatos têm forte preferência por água bem limpa e fresquinha! Além de não deixar a água dele no sol e muito tempo sem realizar a troca, o que eu mais recomendo é a utilização de um bebedouro especial para gatos!
Bebedouro para gatos
Os bebedouros são fontes de água movidas à eletricidade e que garantem água corrente e fresca sempre! A movimentação faz com que a água pareça mais segura (sem contaminações), o movimento faz som (chamando mais a atenção deles), a oxigenação da água se torna maior (o que pode até deixá-la com gosto melhor), e eles acham muito mais divertido de beber a água em movimento!
Vale ressaltar aqui que o que gera a corrente de água é uma bomba, mas não deve ser usada qualquer bomba não, hein! É preciso utilizar alguma que não ofereça risco de choques elétricos a seu gato, com baixa tensão e isolamento à prova d’água, que é o caso, por exemplo, da Motobomba Mini-C 12V da Sarlo Better.
Portanto, ao oferecer um bebedouro adequado para o seu felino, você o ajuda a manter-se hidratado, reduzindo seu risco de desenvolver infecção urinária e outros problemas decorrentes deste. E lembre-se de limpar o bebedouro regularmente, garantindo que a água permaneça limpinha!
Então por hoje é isso! Lembre-se sempre de fazer visitas regulares ao veterinário e de manter seu gato bem hidratado! Aliás, você também! Não deixe de se hidratar! E não deixe também de acompanhar o Blog Sarlo e o Sarlocast para mais informações sobre cuidados com seus pets!