
Cuidar de um aquário marinho é uma experiência incrível, mas pode ser bem complicado, principalmente para iniciantes. Os aquários marinhos requerem cuidados diferentes e mais desafiadores que os de água doce, o que pode ser intimidador para quem está começando.
Algo que vai te facilitar muito é escolher os peixes certos, isto é, selecionar espécies que sejam resistentes (sobrevivem melhor a condições não ideais), mais fáceis de cuidar e que convivam bem com outros animais.
Trago aqui então algumas opções interessantes para você, iniciante, considerando a facilidade de adaptação, o temperamento e os cuidados necessários para cada espécie!
Peixe-palhaço
O peixe-palhaço, bastante conhecido graças ao filme “Procurando Nemo”, é uma ótima escolha para iniciantes. Além de sua fama e aparência vibrante, o peixe-palhaço pode viver em pequenos aquários e não exige grandes cuidados em relação à alimentação, aceitando tanto ração seca quanto alimentos vivos ou congelados.
Outra característica interessante é a sua interação com anêmonas, embora não seja estritamente necessário tê-las no aquário para que o peixe-palhaço se sinta confortável. Mas é muito interessante que as tenha, pois estes peixes amam nadar entre as anêmonas e as rochas vivas. Vale ressaltar que, em geral, seu temperamento é pacífico.
Goby Neon
Os gobies, em geral, são peixes pequenos e pacíficos, sendo ótimos para iniciantes que buscam um aquário com peixes de fácil convivência. O Goby Neon, entre os gobies, é uma espécie particularmente atraente, com uma linha azul neon ou amarela que percorre seu corpo. Ele é conhecido por se adaptar bem a diferentes ambientes, sendo bem resistente.
Além disso, o Goby Neon é bastante útil no aquário, pois ajuda a manter o ambiente limpo, alimentando-se, por exemplo, de pequenos parasitas que ficam nos demais indivíduos, evitando possíveis doenças em seus companheiros. Por seu tamanho pequeno e comportamento pacífico, ele pode ser mantido em aquários menores, desde que não seja colocado com peixes muito maiores ou agressivos.
Goby Firefish
Outro goby interessante de se ter é o Firefish. Sua aparência delicada pode enganar, já que é uma espécie bem adaptável e resistente a doenças, ideal para iniciantes. Ele tem um comportamento
pacífico e prefere viver em aquários com várias tocas e esconderijos, onde possa se sentir seguro.

Apesar de ser tímido, o Firefish se adapta bem em aquários comunitários, convivendo tranquilamente com outras espécies pacíficas.
Donzelas
Há espécies de donzelas que são conhecidas por sua coloração vibrante e por serem ideais para iniciantes pois são relativamente fáceis de manter. Elas toleram bem variações na qualidade da água, não crescem muito e não são muito exigentes em relação à alimentação, aceitando praticamente todo tipo de alimento.
Existe uma variedade de donzelas que são opções interessantes, com padrões de coloração que variam um pouco de uma para a outra. Destaco aqui dois bons exemplos que são comuns de se ver em aquários, que são as donzelas kupang e as donzelas yellow tail.

Blênio Bicolor
Blênios são boas opções para iniciantes, visto que costumam ser resistentes, pacíficos e não exigir tanques muito grandes. Destaco aqui o Blênio Bicolor.
Sua dieta deve incluir alimentos de origem vegetal, como algas marinhas. Dito isso, é um peixe que pode até ajudar no controle de algas de seu aquário, evitando que elas cresçam e se espalhem excessivamente.
Ressalto aqui que os blênios são peixes que preferem aquários com estruturas que possam se esconder, como cavernas, e é recomendável que haja apenas um blênio por aquário, pois um pode ficar agressivo com o outro!
Royal Gramma
O Royal Gramma é um dos peixes mais bonitos e populares para aquários marinhos. Ele possui uma coloração vibrante, com a metade da frente do corpo roxa e a traseira amarela. Além de ser
esteticamente bonito para compor seu aquário, é um peixe pacífico, resistente, e de alimentação pouco exigente, ou seja, é um peixe relativamente fácil de cuidar, o que o torna perfeito para iniciantes.

Ele é compatível com aquário de corais, mas pode ser um peixe tímido que gosta de tocas e cavernas onde possa se esconder. Então não deixe de fornecer esses abrigos!
Dicas adicionais para iniciantes
Além de escolher espécies de peixes resistentes, pacíficas e fáceis de cuidar, é importante seguir algumas recomendações para manter um aquário marinho saudável: monitore os parâmetros da água regularmente, introduza os peixes de forma gradual, forneça uma alimentação balanceada e invista em um bom sistema de filtragem!
Iniciantes no aquarismo podem sim ter muito sucesso com aquários marinhos, desde que façam boas escolhas de espécies e tenham os cuidados adequados e necessários. Lembre-se de sempre pesquisar as necessidades específicas de cada peixe e monitorar de perto as condições do aquário para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais!
E por hoje é isso. Para mais conteúdos de aquarismo como esse, não deixe de acompanhar o Blog Sarlo e o Grupo Sarlo nas redes sociais!

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, educadora ambiental e divulgadora científica da página Lilium Educação nas redes sociais. Atualmente, utilizando meus conhecimentos para escrever para o Blog Sarlo!