Aquário decorado de ciclídeos africanos do lago Malawi

Tenho certeza que você já se perguntou, principalmente se for iniciante no mundo do aquarismo, “Como vou decorar meu aquário?” preocupado se estará bonito o suficiente. Porém, algo que talvez você ainda não saiba é que a decoração de um aquário vai muito além da beleza: é algo que pode impactar profundamente no bem-estar dos seus peixinhos, e é aí que muitos cometem erros. Mas, sim, é perfeitamente possível unir beleza e qualidade de vida para os bichinhos, e é para isso que estamos aqui hoje!

Este é o momento para deixar sua criatividade rolar solta! São muitos aspectos a se pensar: substrato, plantas, rochas, background e outros enfeites. Porém, muitos empolgam-se demais e acabam exagerando, o que pode deixar o seu aquário um tanto… brega. Brincadeiras à parte, pode causar problemas a seus peixes.

Não existe um certo e um errado, e sim opções mais adequadas para cada caso. Tudo depende das espécies de peixe que você tem, do tamanho do aquário, do seu tempo e vontade disponíveis para cuidar dele. Recomendo que você dê uma olhada nas dicas a seguir e pense com cuidado sobre quais as melhores opções para o seu aquário!

Qual substrato devo usar?

Substrato de cascalho passando pelo processo de limpezaPara quem ainda não estiver familiarizado com o termo “substrato”, este é o material que se encontra no fundo dos aquários, como aquelas “pedrinhas” e “areinhas”. Além do papel estético, exerce diversas outras funções, como abrigar bactérias responsáveis pelo ciclo do nitrogênio, fixar plantas e itens decorativos e servir de esconderijo para os peixes que se enterram, além de poder afetar o pH e a dureza da água. Existem uma série de materiais que podem ser usados para tal, como por exemplo areia, cascalho e até algum substrato fértil. Qual o mais adequado?

Algo a ser levado em consideração é o poder que o material tem de modificar os parâmetros da água. Por exemplo, rochas calcárias podem alcalinizar a água e aumentar a sua dureza, o que pode ser indesejável em muitos casos (uma alternativa bastante procurada é o quartzo). Outro ponto importante é se você possui algum peixe que gosta de se enterrar no substrato — neste caso, o ideal é ter areia. Caso queira manter plantas naturais (o que em breve comentarei mais), é preciso um substrato fértil.

No fim, o mais importante é verificar as necessidades dos peixes que você possui. Um exemplo é o Corydora, popular entre aquaristas: cascalhos pontiagudos podem danificar seus sensíveis barbilhões, sendo mais recomendável um substrato fino de areia ou cascalho arredondado. O ideal mesmo é tentar deixar o mais próximo que for possível do que seria no habitat natural da espécie.

E é sempre bom lembrar: é importante realizar a lavagem do substrato de tempos em tempos e fazer a substituição de material quando necessário.

Atenção: não saia pegando cascalhos/areia na natuAquário de água-doce plantadoreza e colocando em seu aquário, você o infestará com uma série de organismos indesejados!

Quais plantas devo usar?

As plantas, trazendo tons de verde a seu aquário, são sem dúvida itens que o tornam muito mais bonito e cheio de vida. Acredito que a maior dúvida que pode aparecer é: devo usar plantas naturais ou artificiais? Não há uma resposta certa para esta pergunta, mas há os prós e contras de ambos os tipos.

Plantas naturais: estas podem garantir algo que as falsas jamais conseguirão — absorção de CO2 pela fotossíntese, mantendo os níveis desse gás em quantidades não tóxicas na água, além de serem capazes de usar as substâncias nitrogenadas excretadas na água pelos peixes, evitando o grande acúmulo destas. Entretanto, elas exigem cuidados, podem perder as folhas, morrer e se decompor (afinal, também são seres vivos!).
Em caso de decomposição, podem elevar excessivamente os níveis de nitrogênio na água e levar os peixes até a morte. Outro ponto que pode ser considerado negativo é que, ao comprar plantas naturais, algumas pragas podem vir junto, como caramujos que se reproduzem sem parar! E, por fim, as plantas naturais podem limitar a nossa escolha de peixes, já que alguns podem acabar se alimentando delas e destruindo suas plantinhas.

Plantas artificiais: a grande vantagem delas é a facilidade de não exigirem cuidado, afinal, não são seres vivos. Portanto, essas não vão te causar dores de cabeça com relação à sua nutrição, à iluminação, ao pH, ao tipo de solo… Elas logicamente não podem morrer, então você garante a sua plantinha por um tempo muito mais extenso. Jamais servirão de alimento aos peixes, e podem ser tão belas e coloridas (ou até mais) do que as naturais. Porém, não podem garantir a qualidade da água, diferente das naturais.

No fim, a sua escolha de plantas depende muito do quanto você está disposto a gastar de tempo e energia cuidando de seu aquário!

Que outras decorações posso ter além do substrato e das plantas?

Deixe sua criatividade rolar solta, mas sempre se preocupando com a qualidade de vida dos animais! Várias decorações podem acabar sendo funcionais e úteis para os peixes, por exemplo objetos que funcionem como esconderijo (por exemplo, troncos falsos ou iglus) no caso de aquários de peixes como os cascudos e os corydoras. Mas há também opções menos funcionais e mais estéticas, algumas bem divertidas, como a casa do Bob Esponja e afins. Nesses casos, as minhas recomendações são:

    • não utilizar objetos pontiagudos que possam machucar os animais;
    • não utilizar materiais que liberem substâncias tóxicas na água, como por exemplo tintas inadequadas;
    • verificar se o aquário tem espaço suficiente para caber alguma decoração além do substrato, das plantas e dos equipamentos;
    • verificar se as decorações não estão prejudicando a circulação da água.

Decorar seu aquário pode ser bastante divertido, deixe sua criatividade aflorar! Mas lembrem-se de que em primeiro lugar, como já disse, vem sempre o bem-estar dos seus animais!

Boa sorte na decoração do seu aquário!

Nessa aventura, não deixe de acompanhar outros cuidados no Blog Sarlo, acesse aqui para conhecer.

E nos dias que você estiver afim de ouvir sobre aquarismo, acompanhe o Sarlocast!

Carrinho

Topo