Você é novo no mundo do aquarismo e está meio perdido? Não sabe por onde começar, quais cuidados e equipamentos deve ter? Hoje venho aqui para te ajudar!

Ter um aquário não é simples, muito pelo contrário, exige uma série de cuidados — caso você queira ver seus filhos peixes saudáveis, é claro. Cuidados como a alimentação correta, a limpeza do aquário, os equipamentos necessários e os parâmetros da água são mais do que essenciais.

Então você, pai de peixe de primeira viagem, se liga nas dicas!

Equipamentos imprescindíveis

Vamos começar pelos equipamentos então.

Peixes são animais ectotérmicos, o que significa que dependem da temperatura ambiente para manterem seu corpo na temperatura adequada. E, o que é adequado para um peixe, pode não ser para outro — é preciso conhecer bem seus filhos! Eles são super sensíveis a oscilações de temperatura. Mantê-los fora da faixa ideal é motivo suficiente para sua morte, pois é algo que impacta diretamente em seu metabolismo.

E como garantir então que a água esteja dentro da faixa de temperatura adequada para seus peixes? O ideal é que você tenha um termômetro e um termostato.

Termômetro: como já deve imaginar, é usado para medir e indicar a temperatura da água, para que o aquarista esteja sempre ciente se ela está adequada ou não.

Termostato: este regula a temperatura da água e funciona com um controle automático. O aquecedor é desligado quando a água está na temperatura desejada e é acionado quando ela cai. Por esse motivo, é mais confortável e seguro do que um aquecedor que precisa ser desligado manualmente.

Outra questão a ser pensada é a iluminação do aquário: lâmpadas são itens bem importantes. O fotoperíodo (período do dia em que há iluminação) é peça-chave para os ciclos circadianos dos animais, inclusive dos peixes. Quando o fotoperíodo não é respeitado, a biologia desses organismos é bastante afetada.

Portanto, em um aquário devemos reproduzir, de forma artificial, o fotoperíodo que os animais encontrariam na natureza. Um item que pode ser interessante de se ter é um timer, pois, com ele, é possível programar horários para os equipamentos elétricos, como lâmpadas, liguem e desliguem. Assim, você não corre o risco de esquecer e acabar deixando os bichinhos a noite toda no claro.

Por último, mas não menos importante, você precisa entender a função de um filtro e de uma bomba em seu aquário. São dois itens que causam uma certa confusão, mas estou aqui para resolver esse probleminha:

Filtro: este item tem como função purificar a água, eliminando impurezas, resíduos indesejados e substâncias tóxicas aos animais. Ou seja, é o filtro que garantirá uma água limpa, sendo ESSENCIAL em um aquário. Para melhor entender sobre filtros e suas variedades, recomendo que leiam este texto aqui.

Bomba: este equipamento promove a movimentação da água, o que permite mais troca de gases entre a água e a atmosfera. Dessa forma, acaba por promover uma maior oxigenação da água, já que facilita a entrada de oxigênio na mesma.

Importante ressaltar que a escolha de filtro e de bomba que serão utilizados depende de muitos fatores, como da espécie de peixe e do tamanho do aquário.

Alimentação dos peixes

A alimentação dos nossos filhos é, obviamente, algo essencial para que sejam saudáveis: assim como qualquer outro animal, os peixes precisam ter suas necessidades nutricionais atendidas. É preciso saber o tipo de alimentação ideal e a quantidade que deve ser dada.

Existe mais de um tipo de ração disponível no mercado, como por exemplo as rações em flocos e as granuladas. A flutuabilidade delas é diferente, então algo que deve ser levado em consideração são os hábitos dos seus peixes (se são de fundo, de meio ou de superfície de aquário) e suas preferências.

Duas coisas valem ser ressaltadas aqui neste momento:
1. Mais de um tipo de ração pode ser necessário, caso você tenha em um mesmo aquário espécies com necessidades diferentes.
2. Peixes famosos por “limpar aquários” como cascudos e corydoras também precisam de ração, caso contrário ficarão subnutridos.

Quanto à quantidade de ração a ser oferecida, é algo a que o dono precisa ficar extremamente atento. É óbvio que não devemos dar alimento a menos, mas algo que nem todos sabem é que não também podemos dar em excesso.

Quando é dado mais ração do que o necessário, os peixinhos correm risco de vida! E não, não é por comerem demais, e sim porque o que sobra de ração se acumula no aquário, e a decomposição dessa matéria orgânica acumulada leva à contaminação da água. Portanto, sempre atentos ao quanto seus peixes conseguem comer!

A princípio, enquanto não souber exatamente o quanto dar, se acontecer de oferecer ração em excesso, utilize um sifão para retirar as sobras que estarão no aquário, evitando que sofram decomposição lá dentro.

Falando em limpeza…

Limpeza do aquário

Restos de comida, fezes e excretas nitrogenadas dos peixes acabam sujando a água do seu aquário com o tempo, e uma boa limpeza torna-se necessária para a saúde dos animais.

A frequência com que isso deve ser feito depende do tamanho do seu aquário, do seu filtro, da espécie e quantidade de peixes que você tem… mas sempre que o pH e a concentração de compostos nitrogenados (como amônia) estiverem fora do ideal, é um sinal de que você deve limpá-lo.

E como realizar a limpeza?

Para o substrato, como mencionei anteriormente, é possível utilizar um sifão, um instrumento que suga as impurezas. Para a água, é preciso realizar a famosa troca parcial de água de tempos em tempos — literalmente tirar parte da água antiga e colocar nova no lugar. O recomendado é trocar de 10 a 30% da quantidade de água. Mais do que isso pode afetar seriamente o equilíbrio de seu aquário (seria como começar o aquário do zero, sem as colônias de bactérias benéficas que lá habitam).

Algo importante é que a água da nossa torneira passa por um processo de cloração durante seu tratamento, mas o cloro tem potencial de ser extremamente perigoso para os peixes. Para evitar o pior, o ideal é fazer uso de um anticloro: 1 gotinha para cada litro de água é suficiente para se livrar deste elemento químico.

Para a limpeza dos vidros, recomendo um limpador magnético — fácil de usar, não arranha o vidro e você não precisa colocar sua mão dentro da água. Algo que eu tinha o costume de fazer (e que funciona) para tirar algas grudadas nos vidros era esfregar um cartão… é, isso mesmo que você leu, um cartão. Sabe aquele cartão vencido e sem utilidade? Pode passar nas paredes do aquário para limpar.

Ah, sempre bom lembrar: desligue todos os equipamentos antes de realizar a limpeza!

Boa sorte com o seu primeiro aquário! Lembrem-se que, em qualquer situação adversa, é recomendável procurar um médico veterinário especializado.

Não deixe de acompanhar outros cuidados no Blog Sarlo e no Sarlocast!

Carrinho

Topo