Peixes da espécie Poecilia reticulata, também conhecidos como Guppy, Lebiste e Barrigudinho, comuns em aquários de água-doce.

Esta é para os pais de peixes de primeira viagem!

O aquarismo é um hobby muito comum e disseminado mundo afora, porém, infelizmente, peixes são muitas vezes vistos como facilmente substituíveis, uma visão bem diferente da que se tem de outros pets. Esses animais, como quaisquer outros, exigem cuidado e dedicação, para que, assim, possam ter uma vida digna. Como garantir isso?

É preciso conhecer bem as características da espécie que você quer cuidar: comportamento, alimentação, parâmetros da água exigidos, decorações recomendadas, entre outros (caso contrário, seus peixinhos podem durar bem menos do que você gostaria). No caso de um aquarista iniciante, alguns descuidos podem ser mais frequentes graças à falta de experiência, sendo então mais recomendado, neste caso, ter peixes mais resistentes.

E o que seria um peixe mais resistente? Seria aquele com maiores chances de sobreviver a parâmetros incorretos da água, como pH, temperatura e dureza (concentração de sais dissolvidos) ou a qualquer outra condição inadequada. Por isso, trouxemos aqui três recomendações de espécies que podem ser boas opções para quem está montando seu primeiro aquário, pois, além de relativamente fáceis de cuidar, não crescem excessivamente, não exigindo aquários muito grandes (todos eles de água-doce, visto que os aquários de água salgada são consideravelmente mais difíceis de manter).

Peixe Betta

Os famosos Peixe Betta (Betta splendens), originários do continente asiático, estão certamente entre os peixes mais populares no aquarismo devido à sua exuberante aparência e fácil manutenção. Apesar de resistentes, pode-se dizer que estão entre os peixes que recebem os mais inadequados cuidados: existe um péssimo costume de mantê-los em aquários minúsculos (as Beteiras), muitas vezes sem filtro ou termostato, sem a menor preocupação com o pH ou temperatura da água. Os Bettas são resistentes, mas não imortais – quedas bruscas de temperatura podem, por exemplo, debilitar o sistema imunológico desses animais.

Seguem abaixo algumas informações importantes sobre a espécie e alguns dos cuidados necessários:

  • pH: 6.6 a 7.4
  • Temperatura: 24 a 28 ºC
  • Dureza da água: mole a média
  • Expectativa de vida: cerca de 3 anos
  • Tamanho adulto: aproximadamente 7 cm
  • Alimentação: onívoro
  • Sociabilidade: machos sozinhos/fêmeas sozinhas ou em grupos. É importante nunca manter mais de um Betta macho no mesmo aquário, pois estes têm um comportamento agressivo um com o outro, podendo resultar em ferimentos que podem ser fatais.
  • Tamanho mínimo do aquário: indicado que tenha pelo menos 10L para o macho e acima de 30L para as fêmeas.

Atenção! Os Bettas conseguem respirar tanto através das brânquias como puxando o ar da superfície, o que faz com que alguns acreditem que sua água não precisa estar oxigenada, não precisando de filtro ou de bomba. Porém, uma água bem oxigenada vai garantir uma qualidade de vida melhor ao seu animal. A bomba realmente não é essencial. Mas o filtro é importante, pois mantém a qualidade da água.

Para mais informações sobre os Bettas, clique aqui.

Corydora Bronze

Corydora Bronze (Corydoras aeneus) próximo ao substrato de um aquário de água-doce.

O Corydora Bronze (Corydoras aeneus) é um peixe sul-americano que é uma ótima opção para quem está montando seu primeiro aquário, sendo bastante resistente. O gênero Corydora inclui mais de uma centena de espécies (sendo a C. aeneus apenas uma delas), as quais são apelidadas de limpa-fundos, pois têm a errônea fama de se alimentarem de detritos no substrato, de restos que os demais peixes vão deixando.

A seguir, algumas informações importantes sobre a espécie e alguns dos cuidados necessários:

  • pH: 6.0 a 7.5
  • Temperatura: 22 a 28 ºC
  • Dureza da água: mole
  • Expectativa de vida: cerca de 5 anos
  • Tamanho adulto: aproximadamente 7 cm
  • Alimentação: onívora
  • Sociabilidade: vivem em cardumes, recomendável tê-los em grupos de pelo menos 5 indivíduos. São pacíficos, convivem bem com outras espécies compatíveis.
  • Tamanho mínimo do aquário: 50 litros

Atenção! Por ficarem próximos ao substrato, muitos acreditam que eles se alimentam dos detritos e limpam o fundo do aquário. Porém, em hipótese alguma deve-se esperar que eles vão sobreviver de restos de ração ou de fezes dos demais peixes, é preciso fornecer alimento adequado aos Corydora. Além disso, caso a manutenção do substrato não seja feita por acreditarem que este peixe já o mantém limpo, eles podem desenvolver infecções em seus barbilhões.
Quanto à bomba que deve ser utilizada, acaba dependendo do tamanho do aquário, mas uma boa opção seria a bomba submersa de baixa vazão Motobomba Mini-C!

Para mais informações sobre os Corydoras, clique aqui.

Paulistinha

Cardume de peixes da espécie Danio rerio, também conhecidos como Paulistinha, Peixe-Zebra e Zebra Danio.

Chegamos, por fim, aos famosos Paulistinhas, peixes de origem asiática muito comuns no aquarismo. Atualmente o D. rerio é bastante procurado por sua possível coloração neon, resultado de modificação genética. Os paulistinhas transgênicos tiveram inseridos em seu material genético genes de cnidários (filo de alguns animais aquáticos, como as águas-vivas). Isso permitiu que estes peixes apresentassem bioluminescência nas mais diversas cores.

Seguem abaixo algumas informações importantes sobre a espécie e alguns dos cuidados necessários:

  • pH: 6.4 a 7.4
  • Temperatura: 20 a 26 ºC
  • Dureza da água: mole a média
  • Expectativa de vida: cerca de 5 anos
  • Tamanho adulto: aproximadamente 4 cm
  • Alimentação: onívora
  • Sociabilidade: vivem em cardumes, então é recomendável tê-los em grupos de pelo menos 5 indivíduos. Convivem bem com outras espécies compatíveis (até mesmo com o Corydora, mencionado anteriormente).
  • Tamanho mínimo do aquário: 50 litros.

Atenção! Quanto à bomba que deve ser utilizada, reiteramos que depende do tamanho do aquário utilizado e até da fase de vida dos peixes, então não há uma regra. Ainda assim, ficam de recomendação as bombas da Linha Mini ou, para uma vazão maior, a Motobomba S300.

Mergulhe no mundo do aquarismo

Esses foram apenas alguns exemplos de peixes que podem ser interessantes para quem está adentrando agora o mundo do aquarismo. Mas é sempre importante lembrar que, apesar de relativamente fáceis de cuidar, eles também exigem uma série de cuidados, assim como qualquer animal que você opte por criar em sua casa.

Além disso, recomendamos também que em caso de dúvidas médicos veterinários especializados em peixes sejam consultados.

Boa sorte na montagem de seu primeiro aquário!

Nessa aventura, não deixe de acompanhar outros cuidados no Blog Sarlo, acesse aqui para conhecer.

E nos dias que você estiver afim de ouvir sobre aquarismo, confira o Sarlocast!

Aprofunde seus conhecimentos com essas referências

FishBase – https://www.fishbase.se/search.php
Animal Diversity Web – https://animaldiversity.org/accounts/Actinopterygii/
Blog Grupo Sarlo – Corydoras – https://gruposarlo.com.br/2018/05/09/corydoras/
Universidade de Brasília Dissertação de Mestrado em Saúde Animal – https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/19362/1/2015_AndreSantosLeonardo.pdf

Carrinho

Topo